LISBON TRENDY BLOCK


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O Novo Fado da Severa.


"Ó Rua do Capelão
Juncada de rosmaninho
Se o meu amor vier cedinho
Eu beijo as pedras do chão
Que ele pisar no caminho.

Há um degrau no meu leito,
Que é feito pra ti somente
Amor, mas sobe com jeito.
Se o meu coração te sente
Fica-me aos saltos no peito.

Tenho o destino marcado
Desde a hora em que te vi
Ó meu cigano adorado
Viver abraçada ao fado."
 
Das cifras mais bonitas que a minha cidade tem, passa por estes versos.
A história da Severa é dos pedaços mais interessantes da minha Mouraria e do Fado que habita em cada esquina desta cidade.
O quadro supra, é de José Malhoa, e retrata A Severa.
A Severa, ou melhor Maria Severa Onofriana viveu na Mouraria e foi a primeira mulher a cantar Fados em tabernas e a lançar-se na guitarra portuguesa.
A sua história confunde-se com a história do Fado e com a nossa Literatura, pois o romance de, Júlio Dantas, A Severa, é por ela inspirado.
 
Severa morre aos 26 anos na Rua do Capelão, onde viveu.
 
E hoje, essa mesma casa é um novo restaurante que daqui por umas semanas vai ser documentado aqui... Espreitem a inauguração....
 
Nesse périplo, e sabendo que A Severa de Malhoa está em Lisboa, "corri" até as Caldas da Rainha, e fui visitar o Museu José Malhoa e ficar de facto conhecedora da sua obra.
Para quem está de férias, vale a sugestão.
 
Malhoa é a nossa maior pintura Impressionista.
O Museu é lindíssimo e cândido.
Tal como as suas obras.
 
Agora vou para a Rua do Capelão... estudar o que me falta sobre esta nova Severa...
E de copo de vinho em riste.
 
Ficam as fotos da visita ao Museu.
Bom feriado.
 








 

Sem comentários:

Enviar um comentário